sábado, 20 de junho de 2009

Ecovias e Ciclovias - Viva Barcelona!!!!

Há já muito tempo que se falam em Ecovias em Portugal e aqui no Algarve fala-se há anos na Ecovia que liga o Algarve do Barlavento ao Sotavento. Ao fim de alguns anos marcaram-se Ecovias e, se de facto, há troços que valem esse nome, outros...
Na zona de Faro e um pouco por todo o Algarve, pintou-se o chão de azul, pintaram-se bicicletas e/ou colocaram-se uns pinos nuns caminhos de Terra batida. Todos os que fazem BTT, ciclismo, ou pura e simplesmente passeiam um pouco de bicicleta, já perceberam que estas Ecovias são muitas vezes traçadas em locais de abundante movimento, onde os carros não têm qualquer cuidado e os ciclistas não têm qualquer vantagem em andarem nelas. Ainda hoje fui dar uma voltinha pela zona de Gambelas (Terra batida) e apareceu-me um estranho veículo que para Bicicleta tem várias coisas estranhas: é enorme, desloca-se a grande velocidade, tem quatro rodas com uns pneus gigantescos, um guiador redondo, ocupa toda a "Ecovia"!!!! Chama-se "Camião".

Em zonas cheias de pauzinhos verticais com uma bike pintada, passam indivíduos a velocidades elevadas, não abrandam ao verem ciclistas, passam-lhes tangentes, que todos esperamos que não passem a secantes e levantam pó e pedra. Isto claro que é tudo o que um ciclista precisa.

Outra coisa estranha aqui em Faro, é que, apesar dos tracinhos azuis pintados na cidade não se vêem pessoas em número mínimo razoável a usarem a bicicleta como meio de transporta. Porque será?!!!

Estive em Barcelona na semana passada e fiquei banzado!!! Numa cidade que não é plana e tem um clima muito semelhante ao nosso, existem milhares e milhares de pessoas a deslocarem-se de Bicicleta e nem sequer há traços azuis marcados no chão!!!! Estranho!!!!! Como é que não se perdem sem terem os tracinhos para se guiarem??!!!
Que soluções têm os Espanhóis em Barcelona:

Locais de passagem nas passadeiras para as bicicletas



Sinalização vertical abundante



Locais para Parquear as Bikes



Se não houver ciclovia, toda a gente anda na mesma, nos passeios, nas passadeiras de peões, nos parques... Só por curiosidade, cá, já fui barrado por um GNR por estar a atravessar de Bike, com todo o cuidado, numa passagem sobre-elevada na zona do Montenegro (diferenças!!!!)



E políticos que não fingem que fazem!!! Aqui há planeamento.

Enfim, em Barcelona há de facto Sinal Verde para as bicicletas


Até à próxima ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário